terça-feira, 8 de julho de 2014

Panquecas de Banana e Maracujá



A Fibra de Maracujá é a farinha obtida da casca do maracujá. De entre os seus constituintes destaca-se a pectina, um tipo de fibra alimentar responsável pela formação de uma espécie de mucilagem (gel)  no estômago, aumentando assim a sensação de saciedade e dificultando a absorção de gorduras. 
Ela pode ser feita em casa, com a própia casca do maracujá, que deve ser bem lavada, cortada às tirinhas, levada ao forno por cerca de 30 minutos e depois passada por um processador até reduzir a farinha. 
Nos sucos ou misturada nos iogurtes, frutas e sorvetes são alguns exemplos da sua utilização culinária. Eu encontrei esta no supermercado e resolvi experimentar nas panquecas ;)


Já a polpa é conhecida pela suas propiedades calmantes e ansiolíticas (entre outras), daí o maracujá ser popularmente apelidado como a fruta da tranquilidade. Um maracujá à noite antes de deitar pode induzir o relaxamento e ajudar a dormir melhor! 

A flor, essa é a passiflora (flor da paixão!) muito usada em chás e infusões para o mesmo fim.

Então aqui vai a receita das panquecas!


Ingredientes: (para 4 panquecas)
- 3 ovos
- 1 banana
- 1 colher de sopa de fibra de maracujá
- 2 colheres de sopa de goma de tapioca
- 2 colheres de sopa de leite de coco
- 1/2 colher de chá de canela
- 1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio
- 1 colher de chá de vinagre de maçã
- óleo de coco (para untar a frigideira)

Num processador juntar os ovos, a banana, e o leite de coco e misturar.
Juntar os restantes ingredientes e envolver com a ajuda de uma colher. 
Untar a frigideira com óleo de coco, verter um pouco de massa e espalhar pela base da frigideira e dourar dos dois lados.
O topping pode ser a gosto. Neste caso, escolhi iogurte grego de maracujá, polpa de maracujá, gergelim preto tostado e canela.


Sem comentários:

Enviar um comentário