sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Sono depois do almoço zzZZZzzzzZZz

Quem nunca sentiu aquela moleza depois de almoço... que só apetece encostar num sofá e aterrar por uns momentos tal é o sono! 
Os espanhois é que sabem...dormem a sesta depois de almoço e ficam logo frescos que nem uma alface!



Pois é, fisiologicamente não há nada de errado com isso, é mesmo assim! É o nosso corpo a dizer, calma e deixa-me trabalhar, que tenho uma digestão para fazer sim? Quando estamos a fazer a digestão no estômago (uma parte) e no intestino delgado (a maior parte), mobiliza-se um maior fluxo sanguíneo para essa região, o que faz com que o cérebro e os músculos fiquem menos oxigenados, e ficamos assim num estado mais ZEN ahahah... É por isso também que no horário escolar, não há aulas de educação física (ou não deveria haver) logo após o período de almoço, pois isso poderia resultar numa paragem de digestão e também porque os músculos não vão estar nesse momento com condições ideais de realizarem esforço físico.

O corpo humano tem um mecanismo próprio, através do qual, a química cerebral cria um estado de alerta quando o corpo necessita de energia. Esta é também a explicação para não conseguirmos adormecer quando estamos com fome!
Mas quando a fome é saciada, o açúcar (mais propriamente a glicose, resultante da digestão dos alimentos) faz com que se envie ao cérebro a mensagem de saciedade, havendo interrupção desse estado de alerta e aí o sono vem... :D

As dietas low carb (baixas m carboidratos) ajudam a minimizar este efeito! Por isso...TOCA A ACORDAAAARRRR que daqui a pouco é noite!!! :D :D :D



Sem comentários:

Enviar um comentário